Laudos Técnicos

Laudos de avaliação de imóveis: O laudo de avaliação tem como base a NBR 14653-2:2010 sendo obrigatória em qualquer manifestação escrita sobre avaliações de imóveis urbanos. O serviço de avaliação consiste em determinar o valor justo de mercado de bens imóveis, seja para venda ou locação. Credenciada junto à Caixa Econômica Federal realizamos avaliações de terrenos, imóveis residenciais e comerciais em Joinville e região.

Laudo de Vizinhança: A NBR 12722:1992 recomenda que toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra a ser executada, seja em virtude das fundações, escavações, aterros, escoramentos e estabilização, rebaixamento de lençol freático, serviços provisórios ou definitivos, deve ser feita por profissional habilitado uma vistoria, que resulta em um laudo.

Os laudos de vistoria são documentos que descrevem por escrito e através de relatório fotográfico as condições de conservação e as possíveis anomalias e danos do imóvel vistoriado. Este documento é um instrumento legal e serve para evitar litígios.

Laudo de Entrega de Obra: Vistoria fotográfica minuciosa da obra pronta, verificando o estado da entrega, conforme projetos, documentos, normas e estética geral. Se houverem itens para serem reparados, realiza-se um check-list para a obra, e após um prazo para consertos, faz-se a última vistoria. Uma via do laudo é entregue ao condomínio e outra a construtora, comprovando o real estado de entrega da obra. Esse material colabora com o sindico para a administração do condomínio com acesso fácil a projetos e manuais como também o desenvolvimento de um programa de manutenção. Entretanto, esse tipo de laudo vem se tornando muito importante em processos judiciais, pois por ser produzido por terceiros tem mais aceitação junto ao judiciário.

Laudo de Garantia da Construção: Os empreendimentos tem 5 anos de garantia da construção e como os condomínios não tem por hábito realizarem o Laudo de Recebimento de obra e nem o Laudo de Inspeção Predial, surgem trincas, vazamentos, oxidações de componentes metálicos, infiltrações, afundamento de pisos e etc. Diante dessas patologias, o Laudo de Garantia da Construção apontará quais destas são de responsabilidade do construtor e quais são do próprio condomínio. Com esse laudo em mãos, o gestor/síndico do condomínio poderá acionar a construtora para que realize os reparos, bem como poderá realizar a contratação de mão de obra e compra de materiais para que as anomalias construtivas provenientes pelo uso, ocupação e/ou manutenção, sejam reparadas.

Laudo de Inspeção Predial: Em maio de 2020 foi aprovada a NBR 16747 referente a Inspeção Predial. Tem por função uma análise sensorial, para avaliar as condições globais da edificação. Considerando um exame tipo “clínico geral”, conforme a própria norma exemplifica. É necessário que exista um acompanhamento sistêmico do comportamento em uso ao longo da vida útil, para que sejam mantidas as condições mínimas necessárias à segurança, habitabilidade e durabilidade da edificação. Esse trabalho visa instruir a gestão de uso, operação e manutenção da edificação.

Laudos de Reforma: A partir da norma NBR16280-2015 (relativamente recente), faz-se necessária a realização do Laudo de Reforma para toda e qualquer alteração nas condições da edificação existente com ou sem mudança de função, visando recuperar, melhorar ou ampliar. Desde que não seja manutenção, é necessário existir laudo de reforma. Esse laudo é realizado por profissional habilitado (Engenheiro Civil ou Arquiteto) que deve analisar as alterações, materiais e ferramentas que serão utilizadas, certificando que a reforma ocorrerá de forma segura e não prejudicial. Atenção síndicos, é de sua responsabilidade orientar e cobrar esse trabalho dos moradores de seu condomínio.

Laudo de Acessibilidade: A NBR 9050-2020 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade. O MEC vem exigindo o laudo de acessibilidade a partir do Decreto n.º 9.235/2017 art 20. II, f), que estabelece: “plano de garantia de acessibilidade, em conformidade com a legislação, acompanhado de laudo técnico profissional ou órgão público competentes; ...”. É realizado uma analise de todo o local com apontamentos das desconformidades e possíveis soluções para adequação. Após alterações, é realizado laudo atestando acessibilidade conforme NBR 9050.

Buy now
×