IPTU 2021: Entenda sobre o imposto.

Acompanhamento técnico da obra: é necessário?
5 de agosto de 2019

A partir de janeiro, o IPTU 2021 será cobrado, como em todos os anos. Verifique no seu município como se sucederá descontos, parcelamentos, isenções e revisões.

A sigla IPTU significa “Imposto Predial e Territorial Urbano”, que incide sobre propriedades imóveis na área urbana. Imposto cobrado anualmente de todos que possuem terrenos, casas, apartamentos, salas comerciais, galpões, e demais imóveis, nas cidades. 

Como calcula o IPTU?

Calculado com base no valor venal do imóvel, estabelecido pela Prefeitura Municipal. O valor venal é o preço da propriedade, estima-se com base na localização, zoneamento, idade, topografia, estado de conservação, dentre outras características. Contudo, o valor final, utilizado como base para o cálculo de IPTU, é a soma do valor venal do terreno, acrescido do valor venal das benfeitorias. 

Sobre o valor venal do imóvel, aplicam-se alíquotas, descontos e acréscimos de acordo com a legislação de cada município para calcular o valor do IPTU 2021. As alíquotas utilizadas se baseiam no tipo de uso (comercial, residencial), na área total construída, na existência de calçadas, muros etc. e variam de município para município. Por isto é necessário conhecer a legislação da sua cidade, para entender como se chega no valor de IPTU 2021 que você está pagando.

Ao final, multiplica-se o valor venal pelas alíquotas, tendo o valor devido de IPTU 2021. 

Reajuste do IPTU 2021

Imposto reajustado anualmente pela prefeitura, considerando a valorização do imóvel e da região ou eventual mudança da legislação municipal. Em alguns casos, ocorre alteração no cadastro do município, e por isto novas alíquotas são aplicadas, indevidamente. É preciso estar vigilante, para não arcar com valores acima do justo. 

Revisão do IPTU

Todo início de período, é possível questionar e pedir revisão no valor de IPTU que está sendo cobrado. O contribuinte pode questionar as alíquotas aplicadas, e o valor venal do imóvel. Novamente, cada município possui suas regras para pedidos de revisão, por isto é importante que você saiba as regras e prazos limites para revisão. 

O IPTU de Joinville tem dos dias 05/01/2021 a 05/02/2021 para requerer a revisão. Saiba mais no site da prefeitura, clicando aqui.

A Hackbarth Engenharia oferece consultoria para pedidos de revisão do IPTU 2021, analisando os motivos que levaram ao aumento do imposto, e as possibilidades de diminui-lo.

Entre em contato conosco para saber mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now
×

Powered by WhatsApp Chat

×